Após ataques a suínos e aves, agência de defesa faz controle de morcegos no Tocantins
21/11/2025
(Foto: Reprodução) Controle populacional de morcegos foi realizado em aldeia no Tocantins
José Veloso/Governo do Tocantins
Agentes da defesa agropecuária foram chamados para uma ação preventiva de controle populacional de morcegos na Aldeia Nova, da etnia Krahô, em Goiatins, no norte do Tocantins. A ação foi necessária depois que ataques a suínos e aves começaram a ser registrados na região.
O trabalho foi realizado entre os dias 17 e 20 de novembro. Segundo a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), a solicitação de controle dos morcegos foi feita pela Secretaria Estadual da Saúde. Não houve confirmação de raiva em animais e não há relatos de ataques a pessoas.
📱 Clique aqui para seguir o canal do g1 TO no WhatsApp
Durante a atuação no local, a equipe de Controle da Raiva dos Herbívoros identificou e capturou três espécies de morcegos: Desmodus rotundus, Diaemus youngi e Diphylla eucadata, em estruturas como galinheiros e pocilgas.
Esses locais favorecem o contato com animais domésticos e, por isso, exigem monitoramento contínuo. Atualmente, a Adapec tem quatro equipes que atuam no estado fazendo:
Controle populacional de morcegos hematófagos
Monitoramento de abrigos e cadastramento de novos
Orientando produtores rurais sobre os cuidados
Morcegos podem transmitir raiva
A raiva é uma zoonose e pode ser transmitida ao ser humano por meio da saliva do animal infectado, geralmente por mordedura. Não há cura para a raiva humana, mas a doença pode ser prevenida pela vacinação.
Os morcegos hematófagos são considerados os principais transmissores da raiva em áreas rurais. A espécie de morcego Desmodus rotundus é considerada a mais relevante na transmissão da doença, especialmente quando há contato com animais domésticos e pessoas.
Qualquer suspeita de raiva em animais deve ser comunicada imediatamente pelo 0800 000 4733 ou à unidade da Adapec no município. Pessoas que tiverem contato com morcegos ou animais com comportamento alterado devem procurar uma unidade de saúde para avaliação e atendimento adequados, imediatamente.
VEJA TAMBÉM: Tocantins registra caso de raiva humana; paciente está internado
Tocantins registra caso de raiva humana; paciente está internado
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.